O percurso do Trilho das Lampas terá tres novos percursos para a edição de 2019. Pela primeira vez estamos a introduzir duas distancias competitivas (15 e 24,5Km), mantendo a caminhada, para quem quer vir apenas passear no campo. Todas as provas proporcionam uma grande variedade de experiencias, mantendo as passagens pelos pontos mais conhecidos da prova.

Ao longo das provas competitivas, passará por moinhos de vento, quedas de agua, azenhas, praias e falésias (sendo que o horário da prova foi pensado para que possa ver o por do sol no ocean o)e fontanarios. Muitos dos caminhos percorridos têm importância histórica para a região, muitos deles representavam importantes vias de ligação entre as localidades da freguesia, antes da chegada do transporte rodoviário. O percurso pode ser dividido em 3 secções temáticas, sendo a primeira secção o designado trilho dos moleiros, a desenrolar ao longo de caminhos por onde se abasteciam de trigo as azenhas e moinhos, uma 2ª secção, junto ao mar, designada por trilho dos pescadores, decorre ao longo de caminhos utilizados até aos dias de hoje pelos pescadores na pesca à linha, por fim, uma 3ª secção designada trilho dos pastores, onde os atletas poderão passar pelos caminhos usados pelos pastores nos tempos em que a criação de gado era mais intensa na região. A parte final da prova deverá ser feita durante a noite para a maioria dos atletas, pelo que a utilização de frontal ou alguma forma alternativa de iluminar o caminho e assinalar a presença do atleta, é obrigatória.

A prova decorre ao longo de terreno acidentado, com piso razoável mas que não deverá dispensar a máxima atenção aos atletas, partes do percurso são feitos em piso de terra batida que não oferece grande desafio, no entanto, existem algumas subidas e descidas que requerem alguma técnica e prudência, outras secções serão percorridas ao longo de pisos essencialmente constituído por pedra, que exige alguns cuidados. Fazemos notar que o percurso fica mais difícil e exige atenções redobradas no caso da prova decorrer com chuva. Recomendamos alguma experiencia em corridas deste tipo para que se evitem lesões desnecessárias.

O percurso com partida e chegada no Largo de S. João das Lampas, estará cuidadosamente marcado com fita balizadora e/ou com laços reflectores colocados em intervalos reduzidos, além de indicadores direccionais sempre que seja pertinente a sua colocação, de forma a que todos possam encontrar o caminho correcto até à chegada. Na parte nocturna do percurso os atletas poderão encontrar alguns pontos iluminados artificialmente na medida das capacidades da organização e condições meteorológicas.

Consultar percursos no Google Maps

distance duration avg. speed trackpoints trackpt. distance
24.8 km n/a n/a km/h 1274 19.47 m
altitude range lowest point highest point uphill downhill
157 m 8 m 165 m 756 m 754 m
distance duration avg. speed trackpoints trackpt. distance
15.2 km n/a n/a km/h 754 20.18 m
altitude range lowest point highest point uphill downhill
143 m 12 m 155 m 394 m 391 m
distance duration avg. speed trackpoints trackpt. distance
9.4 km n/a n/a km/h 178 52.61 m
altitude range lowest point highest point uphill downhill
94 m 59 m 153 m 178 m 177 m